23/08/2024

Seminário Educação Inclusiva mobiliza educadores

A Rede La Salle promoveu o Seminário Educação Inclusiva com três dias de palestras on-line – 13, 15 e 20 de agosto, para todos os seus educadores. Ao todo, o evento contou com o público de 1200 pessoas, que refletiram sobre os desafios e, principalmente, as possibilidades de construir um ambiente inclusivo.

“A educação inclusiva pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas. Precisamos estar atentos para que a educação seja para todos”, defendeu o vice-presidente da Rede La Salle Brasil, Ir. Jardelino Menegat, durante a abertura oficial do Seminário.

Para a Profª Drª Sílvia Ester Orrú, é importante que os colégios estejam preparados para realizar um acolhimento dentro de um paradigma inclusivo, oportunizando um processo de aprendizagem para qualquer estudante, tenha ele marcadores de diferença ou não.

Da mesma forma, o Prof. Dr. Carlo Schmidt defendeu que, para incluir, os educadores precisam conhecer e naturalizar as diferenças dos estudantes. O pesquisador trouxe em sua palestra uma retomada conceitual, bem como indicações de como realizar intervenções pedagógicas inclusivas.

Por fim, houve a partilha de  boas práticas entre as comunidades educativas, com foco nas práticas inclusivas implementadas no ambiente escolar.

O tema é de extrema importância para a Rede La Salle Brasil e você pode conferir as palestras na íntegra nos links abaixo:

Palestra "O Re-Inventar da Inclusão: Os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender", com a Profª Drª Sílvia Ester Orrú.

Palestra "Inclusão Educacional Escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: Conhecendo para incluir", com o Doutor em Psicologia, Carlo Schmidt.