A Rede La Salle Brasil segue ampliando seu projeto de energia sustentável com a construção de uma nova usina fotovoltaica em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso. Esta usina, com capacidade de 1.718 kWp e composta por 2.840 módulos solares, será responsável por gerar aproximadamente 2.579.144 kWh por ano. O objetivo é atender à necessidade de 11 Comunidades Educativas de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso.
A usina de Lucas do Rio Verde, cuja construção começou em 2024, já está com 60% da obra concluída. A previsão é que o projeto seja finalizado em dezembro de 2024, com operação plena em maio de 2025, após homologação junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O projeto faz parte do compromisso institucional da Rede La Salle com o desenvolvimento sustentável e gestão responsável dos recursos naturais, alinhado ao apelo do Papa Francisco pelo cuidado com a Casa Comum.
Somando essa usina de Lucas do Rio Verde com as duas usinas já operantes em Nova Santa Rita e Viamão, no Rio Grande do Sul, a Rede La Salle Brasil atenderá 76% de suas Comunidades Educativas com energia limpa e sustentável. As usinas atuais no Rio Grande do Sul já geram cerca de 2.837.524 kWh por ano, atendendo, até o momento, as unidades lassalistas do estado.
As outras usinas da Rede
Concluídas em 2018, as usinas foram projetadas para otimizar a captação de luminosidade solar, garantindo o máximo de eficiência na geração de energia. Juntas, elas geram mais de 235.000 kWh por mês, o que equivale à recarga de mais de 780 mil baterias de celular. A usina de Viamão, composta por 2.520 placas solares, ocupa uma área de um hectare. Já a usina de Nova Santa Rita conta com 3.600 placas distribuídas em uma área de 1,3 hectares.
O Rio Grande do Sul é um dos estados líderes na produção de energia solar no Brasil e a expansão para Mato Grosso reforça o compromisso da Rede La Salle em continuar investindo em tecnologias limpas e inovadoras. Ao unir sustentabilidade e educação, a Rede se empenha em transformar o futuro das próximas gerações.