Pela primeira vez aberta às instituições particulares do país, a 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem entre seus participantes de 2017 o Colégio La Salle Abel. Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição, que se divide em duas fases, visa estimular o estudo da Matemática, além de revelar talentos na área. E nossos estudantes obtiveram ótimos resultados na primeira prova, que apresentou um grau elevado de cobrança.
Realizada na primeira semana de junho, a fase 1 consistiu em uma prova objetiva, de 20 questões, aplicada em cada uma das escolas participantes. Os alunos foram divididos em níveis: 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), 2 (8º e 9º anos) e 3 (Ensino Médio), para diferenciar o grau de cobrança. Já a segunda etapa, marcada para o dia 16 de setembro, será uma avaliação discursiva, com seis questões, também variando de acordo com os níveis, e aplicada em centros definidos pela organização da OBMEP.
Nos níveis 1 e 2, para cada 20 alunos inscritos, o colégio teve direito a duas vagas na próxima fase. E os lassalistas que se classificaram com as melhores pontuações foram Lucas Aldebaran (14 acertos), do 7º ano, e David Pereira (13 acertos), do 6º ano, no nível 1; Rafael de Lima (13 acertos), do 9º ano, e Júlia Larrúbia (12 acertos), do 8º ano, no nível 2. Já no nível 3, para os 20 inscritos, tivemos direito a seis vagas. Os maiores pontuadores foram Rodrigo Lessa (14 acertos), Luiz Guilherme Andrade (9 acertos) e Arthur Osório (8 acertos), do 3º ano, David de Souza (13 acertos), Giovanni Saisse (11 acertos) e Carolina da Silva (10 acertos), do 2º ano.
Parabéns a todos os estudantes que participaram da primeira fase da OBMEP 2017! Continuaremos na torcida para a próxima etapa!