27/06/2017

Ensino Fundamental I

A seringa e o microscópio caseiro

A seringa e o microscópio caseiro

Ao longo do ano, os pequenos do 1º ano do EF I vão conhecendo as letras do alfabeto por meio de atividades interdisciplinares, que envolvem pesquisa, dinâmica e ludicidade. E dentro do tema “Mulheres Inventoras”, a invenção da americana Letitia Mumford Geer, a seringa, foi escolhida para se trabalhar a letra “S”.

Para aprender um pouco mais sobre esse equipamento, a garotada foi levada para o Laboratório de Ciências e lá realizaram um experimento simulando um microscópio caseiro. Elaborada pela professora Larissa Corrêa, a experiência consistiu em analisar uma amostra de água na ponta da seringa. Os aluninhos foram questionados se haveria ou não algum ser vivo na amostra coletada.

A análise foi realizada em uma sala escura e o procedimento se deu da seguinte forma: um feixe de laser foi apontado para uma gota de água, na ponta da seringa. Quando o laser atravessou a partícula de água, projetou-se na parede uma imagem, simulando um “grande microscópio”, no qual foi possível visualizar todos os microrganismos ali presentes.

Ainda no Laboratório, as crianças foram relembradas sobre a importância de sempre lavar bem as mãos e os alimentos, já que não somos capazes de enxergar esses microrganismos, a olho nu. Os pequenos cientistas ficaram encantados com a atividade, que gerou muito interesse e curiosidade.

< voltar