No dicionário a cultura significa o “conjunto de conhecimentos gerais originários de diversas áreas”. No âmbito escolar, a cultura é uma ferramenta cada vez mais importante no processo de ensino-aprendizagem. Em um período tão atípico como o da pandemia, o Colégio La Salle Abel inseriu mais possibilidades de estudos no contexto escolar, através da cultura.
CulturAbel é o nome do projeto que envolveu os alunos de todos os segmentos do Colégio, de julho a dezembro. Inicialmente, o projeto foi criado como uma proposta prática para a Educação Infantil. Julia Rosa, assistente de coordenação do segmento, é a idealizadora do projeto. “Postamos uma proposta cultural e enviamos para o mural do classroom”, conta. Em pouco tempo o projeto foi crescendo e passou a abarcar todos os segmentos do Colégio, algo que Julia, não esperava. “Foi uma surpresa! Depois de ter a notícia, elaborei um documento com o objetivo e as propostas do projeto e depois disso, passou a ser propósito não só meu e sim nosso”, afirma.
Elaine Gomes, assistente de coordenação do Ensino Médio, foi uma das coordenadoras que esteve junto de Julia, auxiliando na propagação das dicas para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do segmento. Na coordenação do Ensino Fundamental - Ano Iniciais, a assistente de coordenação Vivian Vieira, que auxiliou na difusão dos temas, e nos Anos Finais, Camila Menezes.
No Ensino Médio, os temas do CulturAbel eram criados com a ajuda dos professores, uma maneira de fixar os conteúdos passados. Para Elaine, o projeto foi uma forma de mostrar a importância de cada área: “Nossos alunos e equipe tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da influência que cada disciplina tem no nosso dia a dia, com dicas culturais que nos divertiram e nos emocionaram”, finaliza.
De julho em diante, os temas foram os mais variados, indo de indicações sobre passeios virtuais, sugestões de filmes, livros e jogos. As instruções eram enviadas semanalmente e publicadas no mural do ClassRoom para todos os segmentos de acordo com o respectivo conteúdo estudado em cada ano de escolaridade. Além disso, o setor de Comunicação e Marketing do Colégio, passou a publicar na página do Colégio, uma dica de um determinado segmento por semana, assim, o projeto ganhou mais visibilidade dos pais, avós e responsáveis.
“Só tivemos retornos positivos nesse projeto que surgiu na pandemia e tivemos que readaptar'', conta Julia, que finaliza com a esperança para o próximo ano: “Se estivéssemos tendo aulas presenciais também teríamos sucesso! De qualquer forma, já estamos fechando propostas para o ano que vem”.
Por: Camila Reis | Comunicação e Marketing La Salle Abel