Neste mês de agosto, o Colégio La Salle Abel realizou o 3° encontro da Escola de Pais. O evento tem como intuito potencializar os vínculos entre o colégio e as famílias lassalistas, através de reuniões com temáticas que permeiam a realidade e os desafios da educação. Sob o mote “Reconhecer… Um caminho possível para a educação de crianças e adolescentes nos tempos modernos”, os responsáveis reuniram-se no Teatro Abel para ouvirem o professor Dyego Feitosa. O palestrante compartilhou alguns tópicos a respeito do relacionamento dos pais com os filhos, que influencia diretamente na vida escolar de cada educando.
Antes, contudo, do diálogo com os pais, Dyego conversou com aqueles pelos quais colégio e família se unem cotidianamente: os filhos. Dias antes da Escola de Pais, o convidado falou com os estudantes do 9° ano dos Anos Finais e os do Ensino Médio, para debater com base no tema “E quando não faz sentido? Uma conversa sobre maturidade.”. O bate-papo com os já adolescentes foi uma experiência agregadora para eles, que possibilitou uma reflexão acerca de suas realidades e a necessidade de valorizá-las, além de repensarem os possíveis caminhos para buscar a concretização dos sonhos.
Na manhã do dia 2 de agosto, o assunto com os pais foi sobre a educação dos filhos. Mas a metodologia não era o foco daquele debate, pelo contrário: “Sabe qual é o maior presente que tu pode dar para o teu filho? A presença. E a presença não é a quantidade, eu sei que, às vezes, a vida não permite estarmos tão presentes assim, mas eu digo de profundidade… Teu filho sabe quando você está somente fisicamente, sem estar de fato”, explicou Dyego Feitosa. Estar envolvido ativamente na vida dos filhos é um desafio, porém, uma vez estabelecido um vínculo afetivo de participação e escuta, as crianças e adolescentes veem nas relações familiares um espaço seguro para dialogarem e compartilharem os desafios vivenciados por cada um.
O La Salle Abel também busca, cotidianamente, uma educação afetiva, que preza por um bom relacionamento com os estudantes para eles sentirem-se acolhidos e ouvidos. Por isso, a Escola de Pais é um pilar essencial das práticas pedagógicas do colégio, como explicado pelo Orientador Educacional Yuri Souza: “ Esses encontros representam o momento de nós, escola e responsáveis, conversarem, dizermos aquilo que, às vezes, não conseguimos dizer no atendimento por conta do tempo e outras questões. Mas, sobretudo, nós pensamos enquanto colégio e família o quanto estamos investindo para que possamos ajudar nossos jovens a se desenvolverem saudáveis e felizes, cheios de sentido de vida. Essa é a proposta”.
Por essas razões, o La Salle Abel impulsiona atividades como a Escola de Pais, para que junto aos responsáveis, ações possam sempre ser pensadas visando o amplo aprendizado dos nossos estudantes. Uma formação integral que os torne não somente excelentes profissionais, como também bons cidadãos, cientes de seus deveres, além de inteligentes emocionalmente. Ao final do encontro, foi possível ouvir repercussões positivas, como esta captada em entrevista: “Valeu muito a pena vir, acho que o Abel precisa continuar fazendo esses momentos, abrir os olhos dos pais para termos esse reconhecimento de que a educação é uma parceria dos responsáveis com a escola. Serviu para abrir os meus olhos e me deu forças e novas oportunidades de aprender e melhorar cada vez mais”, compartilhou Fábio Barreto, pai de dois estudantes dos Anos Iniciais e do Ensino Médio. Depoimentos assim estimulam toda a equipe do La Salle Abel a prosseguir com a proposta, na procura por novas temáticas e especialistas para debatermos todos juntos sobre a educação em suas diferentes esferas e cuidar para um ambiente educativo de qualidade para todos os lassalistas.
Na foto, Fábio Barreto e Tatiane Rocha, ambos pais lassalistas.
Por: Maria Eduarda Barros | Colaborou: Lucas Pão.
Comunicação e Marketing La Salle Abel.