08/11/2024

Bibliotecas

Projeto Doses de Natureza

Projeto Doses de Natureza

Em outubro, mês do aniversário do Diretor, Ir Jardelino Menegat, o projeto Doses de Natureza criado por ele celebrou mais de 15 mil mudas entregues desde 2021. No mote do desenvolvimento sustentável, o Colégio La Salle Abel deu novos vasos a comunidade lassalista, a fim de ampliar o entendimento acerca da pauta ambiental, bem como a importância de repensar atitudes cotidianas em prol do Planeta Terra. Entenda a origem e a relevância do projeto:

Durante todo o ano, o Colégio realiza uma série de atividades pedagógicas com os estudantes, além de momentos com os colaboradores lassalistas, unindo toda a comunidade na busca por um futuro mais sustentável. Falar de sustentabilidade é compreender que a sociedade precisa estar envolvida, empenhados por um presente ecologicamente equilibrado e sem comprometer os recursos naturais e as gerações futuras. “Se nós conseguirmos sensibilizar as pessoas, mesmo com pequenas ações, isso já simboliza uma singela parcela de contribuição para termos um mundo melhor”, disse o Diretor, Ir Jardelino Menegat. 

Imbuídos do espírito de cooperação, Irmão Jardelino, Irmão Olir e Irmão Ribamar criaram uma horta para o La Salle Abel, que possui hoje diferentes tipos de plantas, incluindo temperos e flores. O preparo engloba uma extensa linha de produção, desde o corte de garrafas pets que tornam-se os vasos, até o plantio e cultivo das mudas. A reciclagem de garrafas envolve todos os lassalistas: os estudantes, bem como seus pais e familiares, trazem diversas delas, fruto do consumo diário. Além disso, o Doses de Natureza recicla garrafas pets de restaurantes e comunidades locais. Recentemente, cerca de 500 foram obtidas em regiões do entorno do colégio e reutilizadas para se tornarem novos vasos de planta.

  

Entrega das Mudas aos Educadores

“Bom dia! Temos visita!”, assim o Ir. Jardelino Menegat recebia os estudantes da Creche III, durante uma das entregas das Doses de Natureza aos docentes dos Anos Finais. A razão para os convidados surpresa? Trazer também doses de doçura, através do canto de uma cantiga. “A acolhida vai começar, abra bem o seu coração. Esse é o dia mais feliz, estar aqui é tudo de bom”, cantavam os estudantes enquanto os professores apreciavam e seguravam suas novas plantinhas. Toda a equipe docente e administrativa recebeu mudas de planta ao longo da semana, sempre na presença do diretor do colégio. Uma das opções era o manjericão, perfeito para aprimorar pratos culinários. 

“Aquela expressão que nós utilizamos ‘todos somos educadores’, tanto os professores quanto a equipe administrativa também são. Então, eles tinham que participar, porque a ideia não é só cuidar da planta recebida, é simbolizar e reforçar o cuidado com a natureza e com a vida das pessoas, que faz nos sentirmos melhores nesse mundo”, disse Ir. Jardelino Menegat.  Em entrevista, ele relembrou a calamidade ambiental vivida hoje no Rio Grande do Sul e reforçou a relevância de pequenas ações como a Doses de Natureza. “Estamos vendo pelo mundo situações muito catastróficas, incluindo a no Sul. As pessoas precisam se dar conta que elas contribuem no acontecimento desses fatos vivenciados por nós”. 

       

Além deste projeto, o Colégio realiza outras ações de desenvolvimento sustentável, como a reciclagem de diferentes materiais para atividades pedagógicas. Na recém Mostra das Descobertas da Educação Infantil, caixas de ovos, embalagens de lenço umedecido e rolos de papel higiênico foram alguns dos itens reutilizados para dar vida à exposição dos estudantes. Além disso, desde 2019, o La Salle Abel, junto ao Unilasalle-RJ, utiliza 100% de energia limpa e renovável. Essa concretização é fruto da parceria com o Grupo Quanta, responsável pelas usinas hidrelétricas destinadas a atender as instituições lassalistas de Niterói.

Desde então, esse feito possibilitou a redução de 669,92 toneladas de CO2, bem como a preservação de cerca de 4700 árvores. O La Salle Abel e o Unilasalle-RJ possuem, ainda, o Selo de Energia Limpa, simbolizado através de uma placa localizada no prédio do Turno Complementar. Este objeto apenas ratifica o compromisso do Colégio por ações de desenvolvimento sustentável que preservem o nosso meio ambiente no presente e para as futuras gerações. Nas palavras do Diretor, Ir. Jardelino Menegat: “Essa é uma pequena parcela de contribuição na busca por um mundo melhor”.

  

Por Maria Eduarda Barros / Revisão: Lucas Pão

Fotos ASCOM Abel

 

 

 

< voltar