A tecnologia trouxe muitos benefícios, mas também desafios para a saúde e o bem-estar dos jovens. Segundo a OMS, 13% dos adolescentes vivem com algum transtorno mental, como ansiedade, déficit de atenção e distúrbios do sono, e o uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode agravar estes problemas.
Para ajudar a criar um ambiente mais equilibrado, a Lei Federal 15.100/2025 restringe o uso de celulares e tablets nas escolas. O uso não é permitido nas aulas, recreios e intervalos entre as aulas.
O que a lei diz?
O uso dos dispositivos será permitido apenas para:
O objetivo da medida é proteger a saúde mental, física e emocional de crianças e adolescentes.
Como será na prática?
Neste momento, além do veto em sala de aula, não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos portáteis em quaisquer atividades pedagógicas sob mediação de um educador. Em atividades pastorais, nos laboratórios, ao ar livre e semelhantes, supervisionadas por professores, também não será permitido o uso de dispositivos. No cotidiano escolar:
Sabemos que mudanças podem gerar dúvidas, mas acreditamos que, trabalhando juntos, com a colaboração das famílias, vamos criar um ambiente mais saudável, equilibrado e acolhedor para todos. O apoio das famílias é fundamental para que possamos impactar positivamente nossa comunidade educativa. Assim, seguindo os ensinamentos de São João Batista de La Salle, que sempre priorizou o respeito, a fraternidade e o cuidado com o próximo, podemos construir um espaço de aprendizagem mais harmonioso. E, com isso, contribuir para que toda a sociedade se torne um lugar mais respeitoso e solidário.
A tecnologia é uma grande aliada, e essa nova diretriz nos orienta a usá-la nos momentos certos, com propósito educativo. O Colégio La Salle Abel reforça a importância dessa medida para um ambiente de aprendizado mais saudável e produtivo.