Por: Profª Roberta Oliveira
Mulheres extraordinárias que influenciaram meu mundo literário....
A representatividade feminina na literatura tem se destacado muito nos últimos tempos, como qualquer outro campo, a literatura foi durante muitos séculos um espaço majoritariamente masculino, por isso é tão importante conhecer escritoras que marcaram nossa história. Entre as várias mulheres que me inspiraram, destaco três obras/autoras brasileiras, de séculos e realidades diferentes, mas todas com grande importância.
A 1ª delas é do século XIX, que é a escritora Maria Firmina dos Reis, com a obra Úrsula, que é considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil e precursora da temática abolicionista na literatura brasileira. O livro aborda a tematiza do negro, onde a autora apontou o caminho do romance romântico como atitude política de denúncia de injustiças, numa sociedade patriarcal, que tinham no escravo e na mulher suas principais vítimas. A 2ª obra é do século XX, chamada As três Marias, de Rachel de Queiroz, que foi uma grande escritora,ganhou diversos prêmios e foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Sua narrativa conta a história de três amigas que compartilham os medos e as incertezas da juventude e os dilemas da vida adulta. A autora utiliza-se de uma envolvente história para eternizar o papel da mulher como protagonista.
Minha 3ª sugestão é contemporânea e dá destaque às narrativas curtas, cotidianas, que retratam com humor e leveza os conflitos da sociedade moderna. Martha Medeiros é considerada uma das maiores cronistas da atualidade. Em seu livro Simples assim temos uma coletânea de crônicas que refletem sobre as pequenezas da vida e nos faz lembrar uma máxima muitas vezes esquecida: a vida está aí para ser vivida.
Que tal começar com algumas dessas indicações e conhecer um pouco mais sobre essas mulheres extraordinárias que tanto abrilhantam a literatura brasileira?! Fica a Dica!