O Projeto Hábitos de Estudo foi apresentado aos alunos dos 7º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Nessa primeira etapa, os alunos refletiram sobre as melhores estratégias de estudo, a importância de desenvolver a responsabilidade e a autonomia pessoal, buscando uma maior concentração nas atividades, organização e planejamento dos conteúdos (local adequado, materiais necessários, horário e tempo apropriados). Também foram destacadas a necessidade do hábito da pesquisa e das anotações pessoais como forma de estudo e enriquecimento dos conteúdos. O Colégio La Salle Carmo com a implementação desse projeto - como ressalta a Coordenadora Pedagógica Cristiane Serra - procura estabelecer com as famílias uma relação de parceria na busca de rotinas e hábitos de estudo, destacando a importância do incentivo em casa, bem como estabelecer vínculos de conhecimento do que está sendo trabalhado no Colégio. Dando sequência ao projeto, os educandos foram convidados a criar marcadores de páginas com orientações de estudo e o Colégio entregou um "risque-e-rabisque" para que o aluno consiga administrar de modo mais eficiente suas atividades escolares.
Para saber mais
Grande parte do sucesso escolar é decorrente da existência de hábitos de estudo definidos. Para a formação desses hábitos, é necessário que se implementem - gradualmente e desde cedo - comportamentos saudáveis que, pela repetição sistemática, passam a fazer parte do dia a dia do estudante. Por isso, a necessidade de a escola desenvolver estratégias para ajudar a criar, nos seus alunos, hábitos de estudo. As pesquisas mostram que alunos que têm o hábito de estudar diariamente, aprendem mais e, consequentemente, apresentam resultados positivos não só no ambiente escolar como também no mercado de trabalho. Assim, o Colégio La Salle Carmo acredita que a formação dos hábitos de ensino é um dos pilares da formação integral do educando, bem como sabe que o acompanhamento da família torna-se imprescindível para que se alcancem os objetivos. Nesse sentido, cabe à escola/professor agir como mediadora e estimuladora do conhecimento; e os pais (ou responsáveis) necessitam auxiliar e acompanhar se as tarefas e demais atividades estão sendo realizadas. E o educando? Ele precisa saber o quê aprender e como aprender torna o esforço mais ameno, visto que estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Estudar requer, também, muita disciplina e o domínio de algumas técnicas – às vezes, simples – para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo. O projeto conta com a participação das professoras Roseli Simone, Tatiane Ramos e Vanessa Goulart.