Desde 2014, o Colégio La Salle Carmo oferece aos alunos da Educação Infantil e Turno Integral aulas de Musicalização. Junto com a professora especializada Fabiana Fontana Andreis, o grupo é estimulado a explorar e vivenciar atividades específicas sobre musicalidade por meio de uma Arte encantadora de Musicar.
Saiba mais: o que é Musicalização?
A musicalização beneficia o aluno no desenvolver das habilidades relacionadas às inteligências múltiplas (cenestésica); auxilia no desenvolvimento da linguagem corporal; desenvolve o raciocínio e a memória; estimula a autoconfiança necessária para obter sucesso na vida acadêmica; auxilia na definição de traços de personalidade à medida em que o adolescente amadurece; ajuda a expressar sentimentos e emoções difíceis de serem verbalizados; alivia o medo do desconhecido; reduz a ansiedade e a solidão, podendo assim evitar a depressão; encoraja crianças e adultos durante momentos de grandes mudanças, perdas e conflitos.
A participação em atividades musicais auxilia a diminuir o estresse, permitindo o relaxamento corporal, deixando o sistema imunológico livre para trabalhar no seu potencial máximo, ajudando a combater gripes e resfriados. As atividades de musicalização auxiliam o desenvolvimento cognitivo, psíquico e físico do indivíduo. Há algum tempo, o termo musicalização era quase desconhecido, estando quase sempre associado apenas ao processo de iniciação musical de crianças. Atualmente, o conceito tornou-se mais amplo em relação aos seus objetivos.
De acordo com SWANWICK (2003), a musicalização promove a consciência musical, isto é, traz à tona a percepção da música-corpo assim que ela é tocada, bem como a sua compreensão a partir da intencionalidade de quem a faz. Dessa maneira, afirma que: “o método específico de ensino não é tão importante quanto a percepção do que a música é ou do que ela faz”. GAINZA (1982) também confirma que “o objetivo específico da educação musical é musicalizar, ou seja, tornar um indivíduo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de índole musical”.
A contribuição trazida por pesquisadores do processo de desenvolvimento e aprendizagem humana permitiu uma mudança também na concepção do ensino de música. A educação musical, antes restrita ao aprendizado de um determinado instrumento musical ou ao canto, visando à formação do músico, passou a levar em consideração o potencial educativo da música para a formação integral da pessoa. Através da música nos tornamos mais humanos, melhoramos os relacionamentos e passamos a entender melhor os sentimentos um do outro.