Por Renata Rocha
Orientadora Educacional da Educação Infantil
A criança de pouca idade que inicia o processo de escolarização, em muitos casos, diante do primeiro contato com o ambiente escolar, passa por um momento conflituoso juntamente com seus familiares. A Orientadora Educacional, Renata Rocha, explica que esse conflito acontece por a escola ser o primeiro grupo social, externo a família, que a criança passa a frequentar, no qual deixa de ter atenção exclusiva e passa a ter que conquistar seu espaço. “E o CEPLASB de Botucatu-SP possui um espaço físico no qual a atenção e cuidado dos educadores são direcionados a todo o grupo de alunos, além de um ambiente adequado que estimula as crianças quanto ao cumprimento da rotina e regras pré-estabelecidas pela instituição”.
Alguns fatores, como a insegurança dos pais, a falta de diálogo com a criança em relação a esse novo ambiente, as interrupções no processo de adaptação com as faltas, dentre outros, influenciam a criança no processo de aceitação e no interesse de frequentar e fazer parte de um novo grupo social, nesse caso, a escola. Segundo Renata Rocha, durante o período de adaptação, essas crianças apresentam o somatório de sua relação com seus familiares e a maturidade alcançada com suas primárias experiências de vida. “Portanto, nesse novo ambiente a participação dos educadores tem que ser atraente para as crianças, para que se sintam acolhidas e seguras para ficar na escola.”
Contudo, antes de dar início ao ano letivo, Renata Rocha ressalta que é preciso realizar uma reunião com os responsáveis pelos estudantes para explicar a rotina escolar, os comportamentos naturalmente apresentados pelas crianças nessa faixa etária, conforme a fase do desenvolvimento infantil, o trabalho da equipe durante todo o processo de adaptação, esclarecer possíveis dúvidas e para que a família conheça as educadoras que acompanharão os pequenos.
Nas primeiras semanas de aula é preciso que o período de adaptação aconteça com muitas brincadeiras, passeios pela escola, atividades diversificadas, além de ter em sala de aula educadores para que não falte “colo” e “atenção” para as crianças. Na medida em que estas vão parando de chorar, mostrando-se mais seguras e a rotina visivelmente mais bem estabelecida, deve-se diminuir gradativamente a quantidade de educadores em sala para que o vínculo com a professora regente e auxiliar seja fortalecido.
Diante do trabalho prestado por toda a equipe escolar do Colégio La Salle Águas Claras durante esse período e a parceria família/escola, cada criança ao seu tempo, vai se encantando e se envolvendo pelo novo espaço, demonstrando cada vez mais segurança e o interesse em permanecer na escola.
A adaptação escolar é um período de consolidação da relação família/escola em prol do bem-estar das crianças ao novo ambiente social.
Fonte: Manual da Mamãe - Gestante e Bebê