Na introdução do seu livro, escrito em conjunto com Ana Cristina Richa e ilustrado por Alê Guerra, Leonardo Braz faz versos. “As músicas estavam lá e as poesias também. Todas elas! Esperavam escondidas no violão, nas pontas dos dedos e no coração. Umas surgiam saltitantes como as crianças, traziam movimentos e escorregavam por entre as cordas do violão: mostravam-se quase prontas...” Parece cantar. As notas saindo das letras surgem de um niteroiense graduado em Licenciatura Plena com habilitação em música pelo Conservatório da cidade e membro da orquestra do Colégio La Salle Abel. Consciente da importância dos sons no ato de educar, Braz não só deu vida à obra “Cores e Flores”, como veio apresentá-la para os nossos pequenos.
O show foi nesta segunda-feira, dia 3, no Auditório La Salle. Todas as turminhas se reuniram para aprender e soltar a voz com o tio Leo. O repertório contou com canções como a que dá nome ao trabalho, “Cores e flores” (Cores/ Tudo tem jeito de flores/ Tudo tem jeito de amores/ De brincadeirinha/ Flores de papel machê/ Flores que têm que nascer/ Flores que têm na janela da manhã), “Lá no fundo do mar” (Lá no fundo do mar tem peixinhos/ Lá no fundo do mar tem golfinhos/ Lá no fundo do mar não tem pão/ Tem no fundo do mar tubarão/ Lá no fundo do mar tem baleias/ Lá no fundo do mar tem sereias/ Que gostam de cantar lá lá lá) e “Formiguinhas” (Tic tic tic/ A formiguinha subindo/ Tic tic tic/ A formiguinha descendo/ Sobe e desce, sobe e desce/ Trabalha no verão/ Sobe e desce, sobe e desce/ Eu pego a formiguinha na mão).
As temáticas, voltadas para a flora e a fauna, passam pelo folclore. A playlist da apresentação englobou ainda outros sucessos. As cantigas infantis “Sambalelê” e “Peixe vivo” foram cantadas em coro, caso também de “O Anel” (Bia Bedran). Em “Pata Quá”, faixa de número 9 no CD que acompanha as histórias, Leonardo Braz fez as crianças pularem em pleno auditório e ensaiou uma “estátua”.
Ao término da diversão dançante, o músico recebeu de presente uma releitura do seu “Cores e Flores”. As crianças ilustraram um grande caderno contendo os versos do poeta e da arte-educadora Ana Cristina Richa. Adquira seu exemplar na Escola La Salle RJ e aproveite para apadrinhar uma de nossas crianças no Café Literário! O livro custa R$30,00.