Aconteceu na última quinta-feira (28/6), a edição de junho do Bate-Papo na Escola, com a palestra “Manejo dos Meios Virtuais: Patologia X Equilíbrio” com a presença da Psicóloga Daniela Neves Santos, especialista em terapia Cognitivo Comportamental, Avaliação Psicológica e Mindfulness. Na palestra, Daniela apresentou aos presentes o que é esta Era Digital e quem são as nossas novas crianças e adolescentes, o que é a dependência digital, se é um vício ou hábito, se é prejudicial ou beneficia seus usuários.
A palestrante mostrou 20 perguntas realizadas no Teste de Dependência de Internet (TDI), desenvolvido pela Dra. Kimberly Young, psicóloga licenciada e expert internacional em Dependência na Internet, que medem níveis ligeiros, moderados e graves de dependência.
Apontou ainda os sinais de dependência como perda do interesse na vida e tudo se resume ao uso da internet, isolamento emocional, alienação gradativa tendo dificuldades em interagir com o outro que não seja através da internet, apresenta sinais de inquietude, agitação e bastante incomodo se não tem condições de acessar a rede, causando muito sofrimento, deixa de lado a responsabilidade do dia a dia, além de carência, insegurança, dificuldade em lidar com frustrações, fobia social, baixa autoestima e depressão.
Para Daniela, outro ponto que contribui para o vício é a falsa ideia de que você pertence a um grupo, a possibilidade de interagir com todos ao mesmo tempo e até com pessoas de outros países fomenta a fantasia do ciberviciado. Ela ressalta ainda, que o anonimato é outro fator preponderante para que esta fantasia aumente. Se apresentar como quiser, subtraindo em parte ou totalmente o que não gosta em si mesmo, e assim, assumir a imagem que quiser, colocando as máscaras que achar conveniente e sustentar a história que for agradável à pessoa.
Para finalizar a psicóloga questionou os presentes sobre qual o papel do cuidador e que habilidades tenho ou posso ter para me aproximar do meu filho ou dependente, quais devem ser as mudanças de hábitos familiares ou individuais para manter uma rotina equilibrada com o uso da tecnologia.
Daniela Neves Santos participa uma vez por mês, na Rádio Gaúcha, no programa A voz do RS (das 7 às 9 horas), do comunicador Doroteo Fagundes, falando sobre os vícios da internet.