Aprender a nomear sentimentos faz com que os estudantes se conectem com suas emoções, buscando estratégias para lidar com elas. Nesse movimento empático de colocar-se no lugar do outro, nas diferentes situações vivenciadas na escola, propicia a criança a sair da sua perspectiva singular e conectar-se a outras maneiras de ver e sentir o mundo. É fundamental criar espaços em que os alunos possam pensar sobre si mesmos, refletir sobre seus sentimentos e atitudes, assim como também, elaborarem formas mais saudáveis para a resolução de conflitos entre os pares. Pensando nisso, através do livro “Emocionário, diga o que você sente”, dos autores Cristine Nunez e Rafael Valcárcel, os alunos estão tendo a oportunidade de se apropriarem das emoções e sentimentos, além de reconhecerem suas próprias habilidades e limitações auxiliando assim na compreensão das características do próximo. O projeto ''Empatia: colocar-se no lugar do outro, sem perder a identidade'' está sendo desenvolvido pela Orientadora Educacional, Patricia Dutra e pelas professoras das turmas do 3º Ano do Ensino Fundamental. A proposta tem como objetivo criar um ambiente de diálogo, em que cada aluno possa aprender a nomear suas emoções e a lidar com elas de maneira assertiva nas relações com os colegas. Desta forma, teremos crianças capazes de resolver seus conflitos de forma autônoma e saudável, auxiliando no processo de construção das habilidades socioemocionais.