Exercitando novas formas de pesquisa, os estudantes do 5º ano do EF I produziram um roteiro de programa de rádio informativo sobre temáticas que trabalharam em sala de aula: alimentação saudável, uso seguro da Internet e trabalho infantil. Cada grupo escolheu uma temática e após a roteirização gravaram um Podcast (arquivo de áudio), que é como se fosse um programa de rádio online, mas ao invés de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde quiser por meio de uma plataforma streaming (forma de distribuição digital). Desta forma, foi trabalhado:
· Uma prática de pesquisa diferenciada, que exigiu dos estudantes capacidade de interpretação, compreensão e síntese;
· O protagonismo do estudante, que ao invés de ser apenas consumidor da tecnologia digital, foi produtor dessa tecnologia;
· A conscientização e a responsabilidade de postar conteúdo online, algo que é comum nesta geração de alunos;
· Competências interpessoais, como a colaboração no trabalho em grupo.
Desenvolvida ao longo de um mês, pelas professoras das turmas em parceria com o Núcleo de Informática Educativa. A atividade motivou e engajou os estudantes, pois estava contextualizada com seus hábitos e comportamentos fora da escola. Os resultados associados a aprendizagem significativa foram satisfatórios. Confiram o Podcast de cada turma, com os programas feitos pelos estudantes: