Daltonismo: por que existe e como podemos detectar que uma pessoa é daltônica?
Inspirados por perguntas como essas, os estudantes da turma 155 do Ensino Fundamental do La Salle Santo Antônio realizaram uma pesquisa científica sobre o tema.
Para iniciar o projeto, os antonianos leram o livro “Um guri daltônico”, do autor Carlos Urbim; assistiram vídeos que falam sobre o assunto; e realizaram testes de percepção de cores. Os estudantes receberam ainda a visita do oftalmologista Dr. Cristiano Pinheiro Leite, que sanou as dúvidas da turma.
O objetivo do trabalho foi conhecer e aprofundar o estudo sobre essa condição visual, suas causas, impactos e implicações. Aprender sobre daltonismo é importante, pois pode auxiliar professores e estudantes a promoverem a inclusão.
Além de oportunizar o conhecimento e reflexão sobre o tema, a pesquisa teve como resultado a construção de jogos de cartas adaptados para daltônicos.
“Daltonismo: por que existe e como podemos detectar que uma pessoa é daltônica?” é um dos 12 trabalhos selecionados do La Salle Santo Antônio para a mostra virtual do Salão UFRGS Jovem, que ocorrerá de 6 a 10 de novembro de 2023.