Para que a adaptação aconteça da melhor forma, é fundamental a parceria entre família e escola. A orientadora educacional da Educação Infantil Lilian Gasparotto Jalil compartilha algumas dicas para os pais de primeira viagem:
- Antes de começar a frequentar a escola, adapte o estudante a ficar algumas horas do dia na ausência dos pais. Deixe-o com alguém da sua rede de apoio de confiança, realizando atividades que o fazem feliz. Assim, esse distanciamento vai acontecendo de forma gradual.
- Visite o ambiente escolar com a criança, com antecedência, para que o local não seja novo.
- Nos primeiros dias, leve para a escola um “cheirinho”, um brinquedo ou algum objeto que a criança usa em casa. É como se levasse um pedacinho de casa junto, isso ajuda a criança a se sentir mais segura.
- Muitos pais acreditam que sair sem dar tchau, “de fininho”, pode ajudar na despedida, porém pode desencadear desconfiança. A despedida é essencial para que a criança não se sinta abandonada.
- Ao passo que os adultos estão seguros, transmitem isso para as crianças. Mesmo se sentindo culpado ou com medo, seu filho está seguro no local de sua escolha. Transmita segurança, calma e coragem.
-Tenha uma rotina bem estabelecida, com horários para todas as atividades rotineiras. Isso ajuda a criança a se adaptar a horários e cronogramas apresentados no ambiente escolar.