04/09/2024

Projeto antoniano é finalista na Mostratec 2024

O projeto dos antonianos Sandy Paulin e Mateus Almeida, do 9º ano do Ensino Fundamental II, é finalista na maior feira de ciências da América Latina, a Mostratec.

Inspirados pela pergunta “Por que o estudo da matemática não agrada alguns estudantes?”, o projeto nomeado “O ensino de Matemática na região sul como despotencializador de estudantes" busca entender um pouco mais sobre o processo de ensino dessa disciplina.

Aprofundando-se no conceito aplicado por Ole Skovsmose, que defende que o estímulo de trocas entre educadores e estudantes faz o aprendizado acontecer em conjunto, foi por meio de uma pesquisa realizada com os alunos do Colégio La Salle Santo Antônio que as respostas surgiram. Aulas mais práticas, exercícios aplicáveis no dia a dia e desenvolvimento do pensamento crítico foram algumas maneiras encontradas para cativar mais os estudantes.

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. No evento, são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Neste ano, o evento ocorrerá do dia 21 a 25 de outubro, com visitação aberta ao público.