20/04/2017

Ensino Fundamental II

Alunos recebem pós-graduandos do Unilasalle

Na terça-feira, 18 de abril, os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) participaram da primeira ação do ano do projeto de Iniciação Científica desenvolvido pelo nível de ensino desde 2015. A atividade buscou mostrar, de forma concreta, o passo a passo de uma pesquisa científica através da apresentação dos trabalhos de pós-graduandos do Unilasalle.

A apresentação aconteceu de forma simultânea e, mediante inscrição prévia, os alunos escolheram o tema de maior interesse para participar. Dessa forma, quatro espaços foram organizados para receber os trabalhos.

A Mestre Adriana Felini falou sobre a “Festa do Butiá (2003-2016): Memórias e Trajetórias”, o Doutorando Luciano Lunkes, a pesquisa “Os sons da cozinha: evocação de memórias através dos sons produzidos no ato de cozinhar”, o Mestrando Claudio de Souza abordou “Uma reflexão sobre o sistema carcerário brasileiro” e o Professor de História da Escola, Eduardo Soares, apresentou sua tese de mestrado “A máscara e o rosto de Chaplin – A história do cinema em Porto Alegre (1930 – 1950)”.

Segundo os professores, a proposta foi ilustrar os elementos básicos de um projeto de pesquisa a partir da experiência dos acadêmicos. Durante o encontro, além dos elementos textuais, os pesquisadores conversaram com os alunos sobre a escolha de temas para a investigação e a importância da leitura para a escrita do trabalho.

O Colégio La Salle São João agradece carinhosamente os pós-graduandos por terem aceito o convite e enriquecido o projeto de Iniciação Científica com os saberes partilhados com os alunos.

Veja fotos.

O projeto de Iniciação Científica

As próximas etapas do projeto serão desenvolvidas pelos professores, que irão trabalhar as possibilidades de temas de pesquisa para a III Multifeira dentro das quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza.

Os trabalhos deverão permear a temática da Multifeira, que nesta edição será “Transformação”, abrangendo a Campanha da Fraternidade 2017 e, em especial, para os alunos do 6º ano, a Saída de Campo a Santa Maria/RS.

Divididos em grupos, os alunos escolherão um tema e um professor orientador. Os projetos destaques na Multifeira, que acontece em julho, na Escola, serão inscritos no Salão UFRGS Jovem