23/05/2017

Alunos do 2º ano/EF recebem visita de músico gaúcho

Nas últimas semanas, os alunos do 2º ano/EF deram início ao projeto “Conhecendo os Instrumentos Musicais”, desenvolvido nas Aulas de Música com o objetivo de ampliar o conhecimento infantil acerca da composição e do funcionamento dos instrumentos.

Dentre os instrumentos estudados, um deles é a guitarra elétrica. Para apresentá-la às turmas, a professora de Música, Marilia Mentz, convidou o músico Luciano Albo para desenvolver um trabalho especial com as turmas.

Dono de um currículo com 30 anos de atividade no cenário musical gaúcho e de uma discografia com mais de 30 títulos, entre produtor, músico e técnico de mixagem, Luciano apresentou a evolução da guitarra através de uma linha do tempo.

Falou também sobre os principais estilos que enfatizam a guitarra elétrica como o blues, o jazz e o rock. Tudo isso ilustrado com muita música. E o bate-papo contou, também, com diversas perguntas que revelaram as curiosidades dos alunos.

Em seu sétimo ano de desenvolvimento, o projeto “Conhecendo os Instrumentos Musicais” tem gerado descobertas musicais significativas para os alunos através da troca de experiências sobre o conhecimento musical dos convidados – geralmente músicos e pais de alunos.

Clique aqui e veja as fotos.

O convidado

Luciano Albo já tocou, gravou e se apresentou com ‘Os Cascavelletes’, ‘Nico Nicolaiewsky’, ‘Fernando Noronha & Black Soul’, ‘Gustavo Telles & os Escolhidos’, ‘Papas da Língua’, entre outros. Atuou como produtor ao lado de ‘Acústicos & Valvulados’, ‘Maria do Relento’, ‘Locomotores’, ‘ArmaZen’, ‘Alter Ego’, ‘Axel Antunes’ e ‘The Travellers’.

Tem 2 discos solos: “Dossiê Camaleão” e “A ordem natural das coisas”. Foi vencedor do Prêmio Açorianos de Música como Melhor compositor e Melhor instrumentista na categoria POP em 2012. Em 2015, participou da coletânea “Legends: Rock Gaúcho”, iniciativa do selo Sigmund Records.

No ano seguinte, abriu o recente álbum da banda Bidê ou Balde com “Much more than a friend” e também lançou o DVD “Com quantos paus se faz rock n’ roll” com a banda Tenente Cascavel. Atualmente cursa Licenciatura em Música, no IPA, e desenvolve, em parceria com a professora Marília Mentz, um trabalho nas turmas do 4º ano/EF do La Salle São João.