01/03/2018

La Salle São João: 90 anos de tradição e inovação

No dia 1 de março de 2018, o Colégio La Salle São João completa nove décadas de reconhecida trajetória educacional no bairro São João, em Porto Alegre/RS.

Com o olhar voltado para o futuro e festejando um passado de tradição e excelência, o Colégio comemora uma história repleta de conquistas e desafios alicerçada nos princípios educacionais idealizados por São João Batista de La Salle: formar integralmente crianças e jovens que contribuam com a construção de uma sociedade mais justa, humana e fraterna.

Nessas nove décadas, o Colégio La Salle São João vem reafirmando sua identidade lassalista marcada pelo compromisso com uma educação pautada em valores humanos e éticos e empreendendo inovações educacionais que se somam aos princípios pedagógicos desenvolvidos pela Rede La Salle.

Para comemorar a data, nesta quinta-feira, alunos, professores e funcionários participam de momentos celebrativos. Ao longo do ano, outras atividades alusivas à data serão realizadas envolvendo toda a comunidade educativa.

Clique e veja fotos.

História

Em 1 de março de 1928 era criada a Escola São João Batista, uma instituição paroquial fundada pelo Pe. Cleto Benvegnu, então vigário da Paróquia São João. Vinte anos mais tarde, em setembro de 1948, a partir de uma demanda da comunidade, o Ministério da Educação e Cultura autorizava o funcionamento condicional do Ginásio São João Batista.

Em 1949, foi lançada a pedra fundamental do novo edifício do Ginásio, onde está situado, hoje, o bloco D. O prédio A, com 12 salas, foi construído em 1955. Em 1962, foram inaugurados os espaços onde estão localizadas a área administrativa, a Capela e a antiga residência dos Irmãos.

No ano de 1964, com a instalação do curso Científico, o então Ginásio São João Batista passou a se chamar Colégio São João. Em 1970, fundiu-se com o Ginásio Santa Terezinha - que funcionava ao lado e atendia somente meninas -, e passou a ser uma escola mista. Em 2000, passou a incluir o nome La Salle em sua nomenclatura, embora a direção e a administração estivessem sob a responsabilidade dos Irmãos Lassalistas desde 1951.

Atualmente o Colégio La Salle São João é uma escola de educação básica com cerca de 1020 alunos distribuídos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e conta com o trabalho de 165 educadores que atuam na missão de mediar a construção ativa do conhecimento.