26/06/2018

4º ano: memória compartilhada entre as gerações

A relação de amizade entre um menino e uma idosa que perdeu a memória na obra “Guilherme Augusto Araújo Fernandes” inspirou as professoras do 4º ano/EF a desenvolver um momento de convívio entre gerações. Para isso, as turmas visitaram a Comunidade Nossa Senhora da Estrela, casa destinada a acolher os Irmãos Lassalistas que precisam de cuidados de saúde.

O que moveu o encontro entre os alunos e os idosos foi o que levou Guilherme Augusto, na narrativa, a se aproximar de Dona Antônia: resgatar a memória revivendo lembranças. Após a leitura da obra, os alunos desenvolveram diversas atividades, entre elas a construção de uma caixa de memórias com objetos significativos para eles.

Os alunos apresentaram aos Irmãos as caixas de memórias e, a cada objeto retirado, era possível perceber a emoção da partilha de histórias e lembranças entre pessoas de tempos tão distintos. “Adorei ficar lá. Eles são muito fofos. Dei abraço em todos. Acho que ficaram felizes com a nossa companhia”, disse Sofia Severino. A aluna destaca que aprendeu muito sobre a história de La Salle e o trabalho dos Irmãos Lassalistas para construir os colégios.

Lucas Menuci achou legal saber que todos passaram por uma escola lassalista. Para ele, o grande aprendizado foi que “que devemos tratar os idosos de forma igual, pois todo mundo vai passar por isso”. Da sua caixa, o objeto que empolgou a conversa foi uma foto em que comemorara um jogo de futebol.

Entre tantos assuntos, Cauã Veriato destacou a diferença entre as brincadeiras: “Eles falaram de carrinho de rolimã, taco. Eles construíam os brinquedos. Hoje a gente tem a tecnologia”. O aluno também destacou a importância do respeito: “Todo mundo vai ficar velhinho. A gente tem que saber respeitar eles quando ficam doentes”.

Cheio de ternura, esse encontro, proporcionado por uma experiência literária, certamente foi importante para todos, independentemente da idade. Como disse Sofia, “nós ajudamos a recuperar a memória deles”.

Clique e veja fotos.