19/09/2018

5º ano/EF apresenta 21ª Mostra Cultural Gaúcha

Os alunos do 5º ano/EF deram início à Semana Farroupilha apresentando à comunidade educativa um espetáculo artístico enriquecedor. Resultado do projeto “Rio Grande do Sul: vivências que transformam o conhecimento em pluralidade e em consciência de si e do outro”, a Mostra Cultural Gaúcha reuniu músicas folclóricas (cantadas, tocadas e dançadas pelos alunos) das principais etnias formadoras do Rio Grande do Sul: Indígenas, Portugueses, Africanos, Alemães, Espanhóis e Italianos.

O projeto, desenvolvido ao longo do ano letivo através de diversas ações, tem como objetivo compreender os motivos da forma como vivemos e do fortalecimento da nossa identidade como sociedade gaúcha. Conforme as professoras, “para que possamos atuar com um efetivo pensamento transformador, é imprescindível conhecermos a formação do povo gaúcho através das influências culturais que ajudaram a construir o Estado no decorrer da história”.

Pelo segundo ano, a Mostra contou com a participação do DCG Província do Quero-Quero da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul (CAERGS), que abrilhantou o evento com canções tradicionalistas. Além das professoras da turma – Ana Paula Oliveira, Luana Barth e Fabiana Moreno - as músicas e coreografias tiveram a orientação dos professores Renã Covolan e Luania Generoso.

Clique e veja:

Vídeo das apresentações