28/11/2018

6º e 7º ano/EF apresentam projeto Afro-brasilidades

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado, no Brasil, em 20 de novembro, os alunos do 6º e do 7º ano/EF apresentaram o projeto “Afro-brasilidades: o que há de África em nós”. As atividades propiciaram momentos de reflexão, debate e ação para resgatar a importância da memória social e cultural africana em nosso País.

Na segunda, 19, as turmas participaram da palestra "Discriminação étnica: origens históricas" ministrada pelo Doutor em História e Teologia, Antônio Rodrigues. Na terça, 20, os alunos do 6º ano/EF participaram de uma Aula Interdisciplinar baseada na obra de Walcyr Carrasco, Irmão Negro, que fez uma homenagem à cultura negra.

Na sexta, 23, os alunos conversaram com o jovem missioneiro Lucas Schaffer. Após, teve a apresentação do Maculelê, dança folclórica brasileira de origem afro-indígena.

Durante a semana, na Área Coberta, os alunos realizaram uma Mostra Cultural com textos, maquetes, cartazes, máscaras e jogos produzidos nas aulas de Língua Portuguesa, Redação e Arte.

A proposta da professora idealizadora do projeto, Elisa Ávila, foi desenvolver atividades que levassem os alunos a uma reflexão, compreensão e tomada de atitude na maneira de ver e pensar sobre pluralidade étnica, cultura africana e afro-brasileira.

Clique e veja as fotos.