26/07/2019

5º ano/EF: o pensamento matemático e a cultura maker

Indo ao encontro da proposta educativa da Rede La Salle, que compreende o estudante como protagonista no processo de construção do conhecimento, os alunos do 5º ano/EF desenvolvem o projeto “Pensamento matemático e cultura maker: o agir dos educandos visando a transformação da educação”.

O projeto busca a construção de jogos matemáticos e atividades lúdicas com base nas metodologias ativas. Trabalhando individualmente ou em grupo, os alunos são desafiados a construir jogos envolvendo conteúdos matemáticos e aplicá-los nas turmas de outras séries. Ou aplicar o pensamento matemático e encontrar soluções criativas para problemas do cotidiano.

Durante o primeiro semestre, foram construídos os seguintes jogos: Mancala (jogo de origem africana), Tabuada de Waldorf e Pião da Tabuada. Conforme as professoras, os alunos colocaram a mão na massa e tornaram a aprendizagem mais significativa e inovadora: “eles construíram maquetes, realizaram experiências, criaram roteiros, gravaram tutoriais e compartilharam ideias”. Tudo em um ambiente colaborativo.

Além disso, o projeto trabalha iniciativas interdisciplinares e desperta a criatividade e o interesse dos alunos, além de introduzir questões de sustentabilidade com a utilização de materiais recicláveis.

Jogos matemáticos aproximando as gerações

Uma das ações do projeto foi levar os jogos matemáticos à Comunidade Nossa Sra. da Estrela, lar de Irmãos Lassalistas que atualmente precisam de maiores cuidados à saúde.

Na Casa, os alunos tiveram a oportunidade de explicar as regras dos jogos que construíram e colocá-los em prática, dedicando tempo e atenção aos idosos. Foram momentos recreativos e de grande aprendizado.

Clique aqui e veja as fotos