Os boomwhackers estão embalando as aulas de Música dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. São instrumentos percussivos melódicos, feitos de tubos plásticos, que reproduzem notas musicais formando melodias. Cada cor e tamanho dos tubos representam uma nota da escala, que é representada, nos jogos musicais, através de formas, cores e imagens, sem a leitura das partituras convencionais.
Por serem instrumentos que utilizam o corpo como recurso, são muito versáteis e podem ser usados para a prática musical em conjunto e em diferentes idades. Essa é a proposta da professora Marília Mentz ao utilizar os boomwhackers: a produção de música valorizando a importância de cada criança no conjunto da turma.
Assim, os alunos aprendem música desenvolvendo inúmeras outras habilidades como o exercício de saber esperar a sua vez de tocar, o respeito ao som do outro e a valorização da técnica individual para o resultado sonoro coletivo.
Além disso, as atividades com os boomwhackers contribuem de forma significativa com o aprendizado. Para os alunos que estão no processo de alfabetização, formas e estruturas de leitura, além das letras, auxiliam na compreensão de outros processos de organização para compreender a leitura formal.
Já com alunos maiores, que já vem construindo escrita e prática de instrumento, associamos nossos estudos de escala (dó ao dó), exercícios de compasso quaternário e a leitura de partituras simples, com e sem acompanhamento harmônico, temas que estão sendo trabalhados ao longo do semestre.