Em 15 de maio, ocasião em que é celebrado o Dia de São João Batista de La Salle, a Escola La Salle Hipólito Leite, em Pelotas/RS, celebra 50 anos de existência com uma série de atividades especiais, tais como: Missa, Janta Festiva, inauguração de uma área coberta para a realização de atividades esportivas e culturais, e uma pracinha para alunos dos Anos Iniciais.
Na dedicação à missão Lassalista há cinco décadas, a Instituição orgulha-se das mãos benfeitoras e parceiras que, ao lado dos Irmãos, lutaram para que o Reino de Deus se fizesse presente no resgate da dignidade humana e cristã de tantas crianças e jovens por meio da educação.
Na comunidade da “Vila dos Agachados”, depois batizada de “Vila Imaculado Coração de Maria”, em Pelotas, eram realizadas obras de assistência social pela Irmã Assunta Maria Tacca, em 1959. Em 1961, o professor e Irmão Lassalista Nilo Lourenço Raimann uniu-se a ela. Aos poucos, o projeto começou a crescer e iniciou-se a criação de um local adequado para acomodar pessoas necessitadas. Através da doação do terreno pela família de Hippólyto Augusto Cassiano Leite, a obra teve início. No dia 15 de maio de 1964, inaugurava-se o primeiro chalé, que foi dividido em três salas de aula, onde passaram a ser oferecidos os cursos para a comunidade. A professora Edi Damé Schuch foi a primeira Diretora.
Os cursos criados atenderam homens e mulheres da comunidade, e era oferecida a instrução religiosa. Em 1966, a Escola e Assistência Social Hipólito Leite foi reconhecida pela Secretaria de Educação e Cultura como uma entidade educacional, com a exigência de que uma instituição do segmento a admitisse. Foi então que os Irmãos Lassalistas assumiram responsabilidade pela administração e seus bens.
Nos anos seguintes, houve a construção de novas áreas e implantação das primeiras séries do ensino primário, assumindo a Direção da Escola o Ir. Antoun Saadi. Em 1984, ocupou o cargo Bruno Kneib, do Colégio Gonzaga. Em sua administração, procurou aperfeiçoar o atendimento com projeto de turno integral, visando o atendimento a crianças e jovens carentes.
Em 1989, o Irmão Luiz Silvestre Vian assumiu a Direção, dando continuidade a este trabalho. Foi ampliada a capacidade do semi-internato com a participação de mais de 120 crianças. Em sua gestão, houve também a preocupação com as melhorias físicas da escola. No período entre 1997 e 2003, contamos com o auxílio de organismos internacionais como a SECOLI, PROYDE, MANOS UNIDAS e INTERMON.
A partir de 2006, a Instituição foi dirigida pelo Irmão José Kolling e, em 2009, pelo Irmão Élio Valandro. Ambos seguiram a proposta de consolidar a excelência na construção dos processos de ensino-aprendizagem, com o emprego de investimentos consideráveis, tanto nos espaços quanto em recursos à disposição do corpo docente e discente. Em 2012, o Ir. Alexandre de Souza assumiu a Direção da Escola, buscando manter a qualidade nos processos pedagógicos, incentivando a formação dos colaboradores e investindo em adequações nas estruturas físicas.
Acompanhando a evolução da tecnologia, o laboratório de informática foi modernizado; várias salas já possuem data show e wireless. O Vice-Diretor é o Irmão Dionísio Oberger e a Instituição conta com, aproximadamente, 700 alunos no Ensino Fundamental e com o trabalho de cerca de 60 colaboradores. Há, ainda, o Setor de Pastoral, coordenado pelo Irmão José Roberto Oliveira, que anima a Comunidade Educativa segundo os princípios de São João Batista De La Salle.