Uma das principais ferramentas de desenvolvimento de um país é a educação, pois através dela se faz possível transformar a realidade de muitas crianças. E aprender a cooperar é um dos valores do cooperativismo, que também incentiva a educação por onde atua. Com este objetivo foi desenvolvido em todo Paraná e em mais quatro Estados o Concurso Cultural do Instituto Sicoob, com escola públicas e privadas do Ensino Fundamental.
Em Toledo, através do Sicoob Meridional, houve a cerimônia de premiação no último dia 10, no Centro Administrativo, que contemplou escolas de Toledo e Vera Cruz do Oeste, num total de 17 instituições de ensino.
CONCURSO
Com o tema “Nada se perde, tudo se transforma”, o concurso teve a participação de 1.255 estudantes cujo os trabalhos foram analisados e triados pelos professores e equipe interna do Instituto Sicoob. “Para nós é uma satisfação estar atuando com este concurso, que neste ano teve um avanço de escolas participantes em nossa região, totalizando 17”, avaliou o assessor especialista em responsabilidade social Airton Bagli, que ainda complementou, “nesta edição foram incluídas toda as escolas municipais que participam do programa CooperJovem, projeto de ensino cooperativista do Instituto Sicoob”.
CERIMÔNIA
Os estudantes dos 3ºs e 5ºs anos das escolas participantes estiveram presentes na cerimônia de entrega do Concurso Cultural, seja de redação ou desenho, no Centro Administrativo do Sicoob Meridional em Toledo.
PREMIAÇÃO
Como incentivo aos estudantes que formularam os melhores desenhos, cada um recebeu um certificado de participação e R$100 em caderneta de poupança do Sicoob Meridional. Nominados um a um, cada estudante esteve acompanhado com o diretor ou professor responsável, assim como os pais. “Vale ressaltar a importância do empenho dos diretores e professores que abriram as portas do projeto para que os estudantes pudessem participar deste magnífico concurso cultural”, enalteceu Solange Pinzon de Carvalho Martins, presidente do conselho de administração do Sicoob Meridional que complementou, “assim como não podemos deixar de agradecer aos país que ajudaram seu filhos no desenvolvimento das redações e desenhos, dando o suporte e exemplo que eles precisam para a compreensão do que é cooperar”.
Por sua vez, o município de Toledo esteve representado pela secretária de educação Janice Salvador, que além de entregar os prêmios, fez questão de enaltecer o concurso. “Nós como educadores temos o dever de incentivar a educação de forma geral. Mas, com essa participação das escolas municipais no projeto CooperJovem, é algo que traz ainda mais valor no ensino, por isso, em nome da prefeitura municipal de Toledo, agradecemos o empenho e o convite do Instituto e do Sicoob Meridional na participação deste concurso”.
REGISTRO
Como forma de registro e para fazer parte do acervo das escolas participantes, foram catalogados todos os trabalhos elaborados neste ano e entregues aos diretores, para que fiquem acessíveis e possam inspirar mais estudantes a participar.
ESTADO
Todos os desenhos e redações participaram do Concurso Estadual, que teve a colaboração de 250 escolas e 20.213 estudantes em todo Paraná. Ao todo tivemos a participação de 28 mil estudantes, distribuídos em 356 escolas participantes em quatro Estados. A etapa estadual contemplou e irá premiar os três melhores desenhos e as três melhores redações no Estado. Cada estudante vencedor irá receber um tablet e seu professor orientador receberá R$500 como forma de incentivo.
“É sem dúvidas um momento especial para todos nós. Gostaríamos mais uma vez de agradecer a todos os estudantes, pais, professores e diretores das escolas envolvidas por participarem e engrandecerem o concurso, principalmente em nossa área de atuação”, concluiu Solange Martins.
LA SALLE TOLEDO
O Colégio La Salle Toledo orgulha-se das estudantes Isabelle Hiert e Laura Feregueti Dias Alves, que tiveram seus trabalhos selecionados, e agradece também aos professores e pais pelo apoio. Parabéns!
Fonte: http://www.sicoobmeridional.com.br/noticia.php?cd=5