Até o dia 11 de maio, a biblioteca receberá inscrições de equipes que queiram participar da Gincana Literária. A atividade é voltada a alunos do Fundamental II e do Ensino Médio, e tem por objetivos incentivar a leitura, estimular a interação e a socialização entre os alunos e tornar a biblioteca um espaço atrativo e prazeroso.
A gincana consiste em cada equipe trabalhar o livro escolhido realizando as atividades propostas como dramatização, entrevista, realização de um documentário sobre a vida e obra do autor selecionado, desfile dos personagens da obra, entre outros.
Abaixo, você encontra o regulamento completo. Estão previstos prêmios para os primeiros lugares.
Regulamento:
1. As inscrições serão realizadas na biblioteca, no período de 20 de abril a 11 de maio;
2. Haverá duas categorias: a primeira, composta de alunos de 6º a 9º ano; e a segunda, de alunos do Ensino Médio;
3. Para preservar o espírito competitivo igualitário, deverá ter ao menos 2 (duas) equipes por categoria, ou a mesma será extinta, mantendo a outra categoria normalmente.
4. As equipes deverão ser formadas por 5 (cinco) alunos da mesma turma;
5. No dia 15 de maio, haverá um sorteio com as obras pré-selecionadas, nesse momento deverá estar presentes um representante de cada equipe, que retirará de um envelope um papel onde estará escrito as obras que poderão ser utilizadas pela equipe. Após esse sorteio, as equipes terão até o dia 29 de maio para informar a obra selecionada, somente essa obra literária escolhida será trabalhada pela equipe em todas as atividades. Nesse mesmo dia, 15 de maio, será sorteado um dia para cada equipe divulgar o evento.
6. A organização, a pontualidade, a disciplina do grupo e a qualidade dos trabalhos apresentados determinarão maior ou menor pontuação, chegando até a anulação da tarefa, caso não seja realizada. Em todas as atividades, será avaliado criatividade, conteúdo e relação com a obra ou autor.
Tarefas:
- Divulgando:
Divulgar na escola a I Gincana literária, de forma criativa, procurando envolver toda a comunidade escolar no evento. Cada equipe ficará responsável por um dia de divulgação, tendo como objetivo dar conhecimento a comunidade escolar sobre a gincana e a semana literária; Não será permitida divulgação durante o horário de aula, tendo apenas o horário de entrada, intervalo e saída para fazer abordagem às pesso
as. Sinalizações com cartazes e materiais escritos poderão ficar expostas durante todo o dia.
- Publicidade:
Cada equipe deverá elaborar uma propaganda publicitária sobre a obra literária selecionada, visando promover o livro e estimular os colegas a quererem ler.
O painel deverá medir 1m x 1m.
Este painel ficará exposto durante a semana literária, sendo que deve ser entregue até o dia 10 de setembro.
Deverá haver no painel informações de que o mesmo é parte da gincana e deve constar o nome da equipe;
- Documentando:
Cada equipe apresentará um documentário sobre o autor de sua obra selecionada (vida e obras deste autor). Tempo máximo: 10 minutos.
Essa apresentação ocorrerá no auditório, no dia 14 de setembro, primeiro dia da Semana Literária, no horário de aula, sendo que as equipes do 6. ao 9. ano apresentarão antes do intervalo e as equipes de Ensino Médio, após o intervalo.
Para a atividade serão utilizados recursos multimídia a serem agendados até o dia 10 de setembro na biblioteca.
- Entrevistar um personagem do livro selecionado, usando o conteúdo da história nas perguntas e respostas; A entrevista será elaborada pela própria equipe.
Obs.: A entrevista deverá ser filmada, e a personagem deverá estar devidamente caracterizada. Tempo máximo: 10 minutos.
Essa apresentação ocorrerá no auditório, no dia 16 de setembro, durante a Semana Literária, no horário de aula, sendo que as equipes do 6. ao 9. ano apresentarão antes do intervalo e as equipes de Ensino Médio, após o intervalo.
Tarefas de palco (apresentadas durante a Semana Literária)
- Grito de guerra:
Cada equipe deverá criar um grito de guerra enfatizando o autor homenageado que eleger, dentre os autores de suas obras, de forma criativa e que empolgue o público. Tempo máximo: 3 minutos.
- Dançando:
Cada equipe deverá divulgar uma das obras, através de uma coreografia. Para isso, escolher uma música que tenha relação com o tema da obra. Tempo máximo: 10 minutos.
- Dramatizando:
Cada equipe deverá criar e apresentar uma dramatização (teatro) a partir de uma obra. Tempo máximo: 10 minutos.
- Organizar um desfile das personagens de uma das obras, devidamente caracterizadas. Um dos participantes da equipe deverá apresentar o desfile, falando do papel de cada personagem na história, com fundo musical. Tempo máximo: 10 minutos.
Da pontuação:
Cada prova vale de 0 a 10 pontos;
À falta de organização e pontualidade das equipes serão retirados três pontos em cada prova;
A equipe que copiar ou plagiar um trabalho perderá os pontos da prova em questão. Considerando que a comissão terá conhecimento das obras selecionadas desde o dia 29 de maio, serão realizadas buscas na internet a fim de reconhecer plágios.
Julgamento:
Será formada uma comissão para julgamento das atividades, composta por 5 (cinco) membros, entre eles professores convidados e funcionários da escola.
Resultado Final:
Será considerada vencedora a equipe que obtiver o maior número de pontos na contagem final, feita a média das notas.
Premiação:
Todos os participantes receberão certificado.
O primeiro lugar será contemplado com um rodizio de pizza, a ser marcado em data posteriormente e um vale livros de R$ 50,00 para cada componente do grupo.
O segundo lugar receberá um vale livros de R$ 50,00 para cada componente do grupo.
Casos não previstos nesse edital serão analisados e julgados pela equipe da biblioteca, juntamente com as Coordenações.
Obras pré-selecionadas:
Categoria: 6. ao 9. Ano
1. A bolsa amarela (Lygia Bojunga)
2. A colina dos suspiros (Moacyr Scliar)
3. A culpa é das estrelas (John Green)
4. A droga da obediência (Pedro Bandeira)
5. A droga do amor (Pedro Bandeira)
6. A fada que tinha ideias (Fernanda Lopes de Almeida)
7. A marca de uma lágrima (Pedro Bandeira)
8. A mochila (Roberto Jenkins de Lemos)
9. As vantagens de ser invisível (Stephen Chbosky)
10. Caçadas de Pedrinho (Monteiro Lobato)
11. Dom Quixote (Miguel de Cervantes)
12. Droga de Americana (Pedro Bandeira)
13. Lia e a sexta série (Lino de Albergaria)
14. Meu pé de laranja lima (José Mauro de Vasconcelos)
15. O menino do dedo verde (Maurice Druon)
16. O menino e o mar (Lino de Albergaria)
17. O pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)
18. Oito minutos dentro de uma fotografia (Ganymédes José)
19. Quando meu pai perdeu o emprego (Wagner Costa)
20. Redes solidárias (Maria Tereza Maldonado)
21. Um garoto consumista na roça (Júlio Emílio Braz)
Categoria: Ensino médio
1. A Menina que roubava livros (Markus Zusak)
2. Capitães de Areia (Jorge Amado)
3. Chove sobre minha infância (Miguel Sanches Neto)
4. Doze reis e a moça do labirinto do vento (Marina Colasanti)
5. Eles Não Usam Black-Tie (Gianfrancesco Guarnieri)
6. O caçador de pipas (Khaled Hossein)
7. O mundo de Sofia (Jostein Gaarden)
8. O Pagador de Promessas (Dias Gomes)
9. O santo e a porca (Ariano Suassuna)
10. Um certo capitão Rodrigo (Érico Veríssimo)
11. Dois irmãos (Milton Hatoum)
12. Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
13. Iracema (José de Alencar)
14. A moreninha (Joaquim Manuel de Macedo)
15. Dom Casmurro (Machado de Assis)
16. O menino do pijama listrado (John Boyne)