Na Rede La Salle o estudante é protagonista na construção do seu conhecimento. Sua proposta pedagógica está baseada em uma educação de qualidade e no desenvolvimento integral do sujeito que compreende o conhecimento como um processo de construção por meio da interação. O aluno aprende fazendo, precisa desenvolver a autonomia para agir e pensar a partir dos desafios propostos pelos educadores.
Os nossos profissionais apoiam e desafiam os jovens para que possam expressar sentimentos e emoções, ser independente, curiosa, criativa; ter iniciativa e autoestima, conheça nossos projetos:
A exigência urgente de inserir o educando desde pequenino ao mundo leva a escola a transitar entre as diversas áreas do conhecimento.
Com essa afirmação, o imaginário infantil precisa ser estimulado e comparado à realidade. Valorizar seu histórico social também auxilia nas construções de sentidos que irão se realizando no decorrer dos anos letivos.
“Ser e Estar no Mundo do Conhecimento” é um projeto que busca incentivar a literatura, a arte, a ciência, a filosofia, o servir o próximo, a criatividade, o coleguismo e tantas outras habilidades e competências de cada indivíduo.
É um projeto que busca levar a produção de conhecimento em um tempo onde reproduzir é corriqueiro.
Objetivo Geral:
Socializar o aprendizado nas diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo competências e habilidades em cada nível de ensino.
Proporcionar aos educandos a oportunidade de buscar o conhecimento através da leitura e o bom desempenho na produção, além de integrar as disciplinas.
Objetivos Específicos:
Inserir o aluno no mundo da literatura, possibilitando o desenvolvimento das diferentes linguagens: musical, artística, poética, falada e escrita.
Possibilitar meios para que cada criança seja um leitor e tenha comportamento leitor,
Conhecer os autores de contos de fada, fábulas, lendas e poesias da literatura infantil e entender quais os objetivos de suas obras.
Conhecer o sistema convencional da escrita.
Despertar no educando o gosto pela leitura.
Desenvolver a capacidade de interpretação.
Motivar o educando para a prática constate da leitura e escrita.
Permitir ao educando a leitura e análise de diferentes textos.
Desenvolver no educando a prática da ortografia correta e a atenção na escrita.
Socializar o conhecimento, envolvendo as diferentes áreas.
Conhecer diferentes autores e obras, posicionando-se e comparando-as com a realidade.
Propor atividades relacionadas à Campanha da Fraternidade.
A leitura contribui para a formação do pensamento crítico, atua como instrumento de reflexão e também contribui para que os alunos desenvolvam as habilidades a fim de compreenderem as múltiplas linguagens literárias, conheçam autores, troquem ideias e construam conhecimento.
Considerando a Biblioteca Escolar um Centro Cultural, promove-se o acesso à leitura como informação da produção cultural da humanidade. A leitura leva a criança e o adolescente a conhecer a forma de viver, pensar, agir, o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu. É muito importante introduzir o livro de literatura desde a infância para despertar o gosto literário. A literatura infantil proporciona na criança a descoberta da sua identidade e também sugere as experiências que são necessárias para desenvolver a sua personalidade. As histórias auxiliam a criança a organizar as suas experiências de vida, lidar com medos, alegrias, conquistas e perdas. A leitura deve fazer parte da rotina familiar, para que motive os filhos a fazerem o mesmo. Se a família mantém o hábito de ler, esses momentos se tornam trocas de ideias, proporcionando uma atmosfera afetiva e significativa para os filhos. Desta forma os pais tornam-se modelos coerentes, pois além de valorizar a leitura, eles também podem realizá-la junto aos filhos, confirmando na prática a importância da mesma e contribuindo para um ambiente harmonioso, ético e ampliando as relações afetivas entre seus familiares
Objetivo Geral:
Ampliar a percepção de mundo, enriquecendo a produção escrita e a ampliação do vocabulário, tornando as pessoas agentes participativos na formação da cidadania.
Objetivos Específicos:
Promover o envolvimento dos educadores e educandos para o desenvolvimento de ações que proporcionem resgate da leitura pelo prazer de ler.
Contribuir para que o gosto pela leitura desperte desde a infância, proporcionando uma relação prazerosa entre os leitores e os livros conforme as suas singularidades.
Incentivar o desenvolvimento dos processos da comunicação, da criatividade e da imaginação através do debate sobre o lido, da contação de histórias, da produção literária.
Promover a biblioteca escolar como um ambiente de conhecimento.
Proporcionar às crianças a possibilidade de compartilharem momentos de leitura com seus familiares de uma forma diferente.
Como descreve Soares (1999), os sábios antigos criaram suas “teorias” baseadas apenas em deduções e na sua observação prática, isto é, sua vivência ou experiência pessoal. Eram puramente “empíricos”.
Atualmente, as diferentes áreas do conhecimento trazem para nossos alunos o interesse, o fascínio pelo mundo físico, químico, biológico, buscando desvendar os mistérios associados a esses fatores.
Linhares e Gewandsznajder (2003) colocam que, “a influência cada vez maior da ciência em nossa vida exige que estejamos bem informados para acompanhar as descobertas científicas, avaliar os seus aspectos sociais e participar de forma esclarecida de decisões que dizem respeito a toda coletividade”.
Nesta atividade científica e cultural apresentaremos trabalhos científicos relacionados aos fenômenos do cotidiano nas diversas áreas do conhecimento, de forma a estimular nos estudantes o raciocínio, espírito crítico, as preocupações com as questões relativas à saúde, conservação do ambiente e bem estar social, além de buscar motivá-los a inovar experiências, agregando os conhecimentos da escola com demais cursos profissionalizantes que por ventura estejam fazendo.
Da mesma forma que a expressão científica é relevante para o desenvolvimento intelectual de todas as pessoas, não podemos desvinculá-la da leitura como mecanismo de desenvolvimento da cultura de um povo. Com a contribuição de todos os professores, especialmente os de Língua Portuguesa, a proposta metodológica de incentivo à leitura e a melhoria no desempenho da escrita também são objetivos dessa Mostra Científico Cultural. E, por fim, concomitante à exposição dos trabalhos científicos, estarão presentes livrarias e haverá exposição de trabalhos literários.
Assim, a atividade contará com os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, dando a oportunidade de realizar pesquisas de iniciação científica e de participar de um processo diferenciado de aquisição do saber, que valoriza a busca e a produção do conhecimento, de forma interacional, inovadora e científica.
Objetivo Geral:
Propor estratégias de iniciação à pesquisa, incentivo à prática de leitura e escrita e a manifestação cultural através da arte, durante o processo de formação estudantil nos diferentes níveis de ensino.