Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
No Ensino Fundamental I, os estudantes são incentivados a explorar os conhecimentos com motivação, curiosidade e questionamentos, estimulando a criação de hipóteses e a busca por respostas de forma direcionada e mediada pelos educadores. Ao respeitar a faixa etária, os educadores focam em habilidades específicas em cada fase de desenvolvimento, visando uma base sólida em conhecimento científico e a internalização dos conceitos fundamentais. A sala de aula se torna um ambiente estimulante para observar, comparar, refletir, levantar hipóteses, pesquisar, argumentar e registrar, promovendo autonomia e autoafirmação.
Além disso, são desenvolvidas habilidades socioemocionais, como gerenciamento emocional, resolução de conflitos, empatia e relacionamentos saudáveis, e práticas socioambientais sustentáveis, como a conscientização sobre o uso responsável dos recursos naturais, reciclagem e economia de água e energia, contribuindo para um futuro mais sustentável. Nesse contexto, o estudante é o protagonista principal na construção do seu próprio conhecimento.
Anos Finais (6º ao 9º ano)
Nos anos finais do Ensino Fundamental II, ocorre uma etapa de mudanças significativas na jornada dos estudantes, visto que é nesse período que eles experimentam o início da adolescência. Assim, durante esse ciclo educacional no Colégio La Salle Brasília, além do foco nos conteúdos acadêmicos, há uma atenção especial para o desenvolvimento pessoal, a reflexão sobre responsabilidades e a consolidação dos hábitos de estudo. Esse momento é marcado pelo entendimento gradual das responsabilidades e deveres do estudante à medida que ele participa ativamente das decisões e compreende a finalidade de suas aprendizagens. Esses objetivos são incorporados ao dia a dia dos adolescentes, por meio de uma interação constante com práticas de organização, autoavaliação e estabelecimento de metas, proporcionadas tanto pelo ambiente escolar quanto pelo apoio dos educadores e demais membros da comunidade educativa. Isso cria oportunidades para que os estudantes se conheçam melhor, compreendam a dinâmica do grupo, assimilem os processos educacionais e compreendam as consequências de suas ações, capacitando-os a tomar decisões, intervir quando necessário e refletir sobre seu próprio desenvolvimento.
Um dos projetos desenvolvidos com os alunos do Fundamental II do Colégio La Salle Brasília é a Feira do Conhecimento, um evento anual que destaca o talento, a criatividade e o conhecimento dos estudantes. A cada ano, os alunos apresentam uma variedade de projetos inovadores e educacionais, explorando diversos temas. Desde ciências e tecnologia até artes e humanidades, a feira oferece uma oportunidade para os estudantes compartilharem suas descobertas e aprendizados com a comunidade escolar.
Os projetos apresentados são acompanhados pelos professores e refletem o trabalho e a dedicação dos alunos, que são incentivados a desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação. Através da preparação para a feira, os estudantes adquirem não apenas conhecimento sobre um determinado assunto, mas também habilidades práticas que os ajudarão em sua jornada educacional.
Além disso, a Feira do Conhecimento proporciona uma oportunidade para os alunos demonstrarem sua capacidade de trabalho em equipe, pois os projetos são desenvolvidos em colaboração com colegas de classe. Este ambiente colaborativo promove a troca de ideias e o aprendizado entre os estudantes, enriquecendo ainda mais a experiência educacional.
Outro projeto de grande sucesso é a FAC. A Feira de Arte e Cultura do Colégio La Salle em Brasília é um evento que celebra a diversidade cultural e artística, promovendo a expressão criativa dos alunos e enriquecendo a vida escolar. Durante esse evento, os estudantes têm a oportunidade de apresentar suas habilidades artísticas em diversas formas de expressão, como música, dança, teatro, artes visuais e literatura.
Com ele, promovemos o aprendizado da Língua Inglesa de forma natural e real, em um processo de imersão lúdico e envolvente, com professores preparados e ferramentas diferenciadas para desenvolver as quatro habilidades necessárias para se comunicar bem: ouvir, falar, ler e escrever.
EXCLUSIVIDADE
Criado especialmente para a Rede La Salle, o programa traz a pedagogia e filosofia lassalista em sua essência, promovendo o acolhimento e a educação integral/integradora. Alinhado à Proposta Educativa Lassalista, os estudantes desenvolvem habilidades linguísticas, sociais e culturais a partir de uma carga horária diferenciada e disposta na grade curricular.
O objetivo dos Gigantões é integrar equipes de diferentes turmas em atividades recreativas e desportivas, baseadas em jogos cooperativos.
O conceito de Pensamento Computacional ganhou relevância nos últimos anos e tornou-se conteúdo obrigatório em mais de 50 países. Mas afinal, no que consiste essa disciplina?
O Pensamento Computacional apresenta fundamentos da Ciência da Computação e desenvolve habilidades socioemocionais da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2.
No programa, os alunos aplicam tecnologias digitais como programação, robótica, eletrônica digital, internet das coisas, inteligência artificial e práticas Maker para solucionar problemas interdisciplinares.
As aulas são baseadas em projetos, alinhadas com a BNCC e usam técnicas de gamificação para desenvolver competências indispensáveis aos profissionais do presente e do futuro.
Um dos objetivos da cozinha experimental é desenvolver hábitos alimentares saudáveis nos estudantes. Aqui eles aprendem os valores nutricionais de cada alimento, a importância de uma refeição balanceada e são estimulados a descobrir novos sabores.
Nas aulas desenvolvidas na cozinha experimental, os estudantes ajudam na preparação dos alimentos. Isso deixa a aula divertida e diferente.
Estimular crianças e jovens a refletirem e tomarem melhores decisões financeiras ao longo das diferentes fases da vida.
Oportuniza aos estudantes espaço para que eles possam criar, desenvolver e apresentar trabalhos sobre determinados temas seguindo uma metodologia científica e para que possam apresentá-los à comunidade educativa, por meio de diversos recursos pedagógicos.
Possibilita aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas.
Inserir os estudantes do 9º ano ao Ensino Médio em assuntos internacionais de cunho político, econômico, social e ambiental, procurando simular o cenário real das negociações da Organização das Nações Unidas (ONU)
Fruto da parceria com a Inicie Digital, empresa de soluções dos produtos Google for Education, tão utilizados nos últimos anos para os alunos do 8º ao Ensino Médio.