O Ensino Fundamental do Colégio La Salle Carazinho visa desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe também meios para a progressão da sua aprendizagem mediante os seguintes objetivos:
I- O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II- A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III- O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
IV- O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
ANOS INICIAIS
O Ensino Fundamental- Anos Iniciais (1º ao 5º anos), visa desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe também meios para progressão da sua aprendizagem, concebemos a criança como sujeito social, histórico e protagonista do processo de aprendizagem, ocupando um lugar social e político na escola e na vida. Acreditamos que a criança é capaz de aprender, interagir e transformar suas necessidades, através de estímulos e afeto para conhecer e enfrentar as situações cotidianas, é um ser que sente e pensa o mundo de um jeito muito próprio, necessitando ser compreendida e respeitada.
Através da ludicidade, do questionamento, da curiosidade e da criatividade a aprendizagem torna-se viva e transformadora, através de projetos voltados a presença da família na escola, literatura e autores presentes, aulas interativas utilizando o Google For Education, Portal On Positivo e os recursos multimídia disponíveis em todas as salas de aula, visitas técnicas e viagens de estudos, exploração dos espaços da escola e contrução do pensamento através da pesquisa. Fortalecemos os vínculos da família, os laços de solidariedade humana, criando situações educativas prazerosas e modernizadas.
Utilizamos o material didático do Sistema Positivo de ensino a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, que disponibiliza a plataforma Positivo ON como um apoio pedagógico para os estudos. Trabalhamos com projetos pedagógicos interdisciplinares, destacando entre eles, a Feira das Descobertas que visa a iniciação em trabalhos Científicos. Disponibilizamos um espaço tecnológico moderno e equipado.
ANOS FINAIS
Nesta etapa do Ensino Fundamental, além de aprofundarmos os conhecimentos adquiridos nos anos iniciais, desenvolvemos competências e habilidades para aprimorar o processo de formação do sujeito e o protagonismo, possibilitando o desenvolvimento da autonomia para o pleno exercício da cidadania. O estudo é fundamentado no material didático do Positivo, que disponibiliza prataforma Positivo ON como um apoio pedagógico para os estudos. Trabalhamos com projetos pedagógicos interdisciplinares, destacando entre eles, a Feira das Descobertas que visa a iniciação em trabalhos Científicos. Nas aulas presenciais, os alunos participam de aulas práticas de Ciências no laboratório, além de sala de aula exclusiva para as aulas de Artes. Disponibilizamos um espaço tecnológico moderno e equipado. Nossos professores são especialistas e procuram trabalhar aulas práticas para que os alunoscompreendam melhor os conteúdos. Trabalhamos com metodologias ativas que tem como principal objeto de ensino incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento.
Atividades de integração e formação que estreitam os laços entre família e escola.
Levar as pessoas a entenderem que leitura não se faz só de palavras. É como já disse Paulo Freire: “A leitura de mundo precede a leitura de palavras”.
Desenvolver o senso crítico;
Identificar o que há nas entrelinhas;
Despertar o gosto por diferentes leituras;
Demonstrar que o ato de ler é tão importante quanto o de escrever aquilo que leu;
Ter em mente que ler não é só decifrar as letras, mas entender o que elas querem dizer.