A Educação Infantil do Colégio La Salle Carazinho, alia os atos de cuidar e educar indissociavelmente do processo educativo, são parte das vivências e dos conhecimentos construídos pelas crianças nos diversos espaços educativos. A articulação desses processos amplia o universo de experiências das crianças lassalistas, seus conhecimentos e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens e atuando de maneira complementar à educação da família.
Temos presente em nosso fazer pedagógico, as dez competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil do Colégio La Salle, em nosso espaço privilegiado, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los. E nestas situações vivenciadas podem construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.
As crianças lassalistas tem a sua disposição espaços apropriados para a faixa etária destacamos os de uso exclusivo da Educação Infantil:
Espaço verde- ambiente natural com trilha sensorial, painéis de exploração sensorial, espaço com árvores, gramado, balanços e brinquedos confeccionados com materiais reutilizados.
Brinquedoteca- brinquedos a disposição para o desenvolvimento da imaginação e do faz de conta.
Entrada- entrada exclusiva para o nível, levando segurança para os alunos e famíliares.
Salas de aula- salas amplas, climatizadas, ambiente acolhedor com olhar infantil.
A organização curricular da Educação Infantil está estruturada em cinco Campos de Experiência, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular- BNCC:
• O eu, o outro e o nós;
• Corpo, gestos e movimentos;
• Traços, sons, cores e formas;
• Escuta, fala, pensamento e imaginação;
• Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Os Campos de Experiência constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e experiências da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
Estando as turmas divididas da seguinte forma:
♦ Berçário: 4 a 11 meses até o dia 31 de março;
♦ Creche 1: 1 ano a 1 ano e 11 meses até o dia 31 de março;
♦ Crche 2: 2 anos a 2 anos e 11 meses até o dia 31 de março;
♦ Creche 3: 3 anos a 3 anos e 11 meses até o dia 31 de março;
♦ Pré-Escola 1: 4 anos a 4 anos e 11 meses até o dia 31 de março;
♦ Pré-escola 2: 5 anos a 5 anos e 11 meses até o dia 31 de março.
As turmas, conforme sua faixa etária, elaboram seus projetos de acordo com o interesse dos alunos ou conforme necessidade percebidas pelo professor. os alunos do Pré II desenvolvem, desde 2013, o projeto "Pequenos, grandes escritores do Pré II", sendo que no final do ano letivo lançam um livro com histórias criadas por eles sobre um tema estudado em sala de aula.
As crianças realizam anualmente uma amostra de trabalhos no mês de julho, participam da Feira das Descobertas, Gincana da Família e Projeto Família e Escola, uma união que emociona. As famílias são convidadas a participarem de datas comemorativas como Páscoa, Semana da criança e Natal envolvendo-se na realização das atividades e mimos para os alunos.
A Educação Infantil do Colégio La Salle oferece aos seus alunos o Projeto Bilíngue We Are La Salle.
O We Are La Salle é o Programa Bilíngue próprio da Rede La Salle, tem como parceira a Cambridge University Press. Está alinhado com nossa proposta educativa e visa a fluência do inglês, desenvolvendo habilidades linguísticas do idioma por meio de uma carga horária ampliada, disposta dentro da grade currícular do nível de ensino ao qual será aplicado.
Além do Projeto Bilíngue, os alunos lassalistas dispõe de aulas de Educação Física semanalmente com professor especialista. A partir do Pré II a escola adota material didático do Sistema Positivo de ensino.
O horário de atendimento do turno regular é das 13h20min às 17h40min.
Através da brincadeira, a criança aprende, convive e demonstra seus conhecimentos. O projeto visa integrar o lúdico as experiências de aprendizagens, valorizando os saberes dos alunos e ajudando-os a transformar os conhecimentos em ações.
Aproxima as crianças do mundo da leitura e da escrita, estimula a criatividade e a imaginação.