O La Salle é uma escola que me faz crescer intelectual e pessoalmente; sinto que posso contar com os professores e equipe técnica quando tiver algum problema; me sinto feliz em chegar na escola e ver as pessoas que convivem comigo.
Enfim, gosto de estudar no La Salle porque adquiro a base necessária pra ter uma carreira de sucesso.
Rafaela Drumond Barbosa 1ª série. Turma 216
Projeto interdisciplinar da 3° série do ensino médio que objetiva o conhecimento e desenvolvimento do senso crítico, princípios éticos, trabalho em grupo, resolução de problemas globais, oratória e legitimar ideias opostas através da simulação das conferências dos comitês da Organização das Nações Unidas.
Anualmente, a luta cotidiana pelo fim das várias mazelas sociais é intensificada. Nesse contexto, para que a constituição brasileira seja realmente conhecida e respeitada, surge o Simpósio Afro-indígena na escola La Salle Manaus. A proposta é de viabilizar mais que teorias e pesquisas acerca do tema, mas contribuir também com rodas de debate, palestras com especialistas, peças teatrais alusivas à temática, trabalhando sempre com o espírito lassalista de Fraternidade e responsabilidade social.
O La Salle em Cena é um projeto interdisciplinar que visa adaptar obras literárias em filmes (curta) ou peças de teatro. É um projeto que privilegia o protagonismo dos alunos que fazem toda a organização das etapas desde a escolha da obra até a execução. As funções são definidas pelos próprios alunos que são divididas em pesquisadores, responsáveis pela associação da obra com as áreas do conhecimento e produção do filme (curta) ou peça teatral. Ao final, todos participam conforme suas competências e habilidades.
Plano Global La Salle: Transformando as evidências teóricas em práticas e melhorias mensuráveis e sustentáveis é um projeto que visa pôr em prática os objetivos do Plano Global da Onu, relacionando as competências e habilidades desenvolvidas em sala de aula com os problemas do dia a dia, buscando o protagonismo do estudante com soluções práticas, sustentáveis e aplicáveis, visto que educar não é transmissão única e exclusiva de conteúdos e sim oportunizar momentos de interrelação entre a sala de aula e o dia a dia.
Todos os anos o Centro Educacional La Salle Manaus realiza o aulão ENEM para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, com objetivo de orientar e motivar para a realização da avaliação, possibilitando momentos de resolução de questões, momento cultural, ginástica laboral, oficina de redação e autocontrole emocional.
Autonomia e resiliência estão presentes ao longo de todo o processo. Em sinergia, professores e alunos trabalham de forma a vivenciar, na prática, a avaliação do ENEM.
Destinado aos estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, o Projeto Aulão visa reforçar, revisar e aprofundar seus conhecimentos adquiridos durante o processo de aprendizagem previsto em cada série. Todo material apresentado é preparado com muito profissionalismo e determinação de corpo docente para que nossos estudantes possam interagir e esclarecer suas dúvidas sobre seus conhecimentos acadêmicos. Momento muito significativo de aprendizagem, participação e interesse dos estudantes.
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, medos e dúvidas. Considerando esse momento tão importante para a adaptação do estudante, desenvolvemos um trabalho de acolhimento que facilita a transição do ambiente familiar ao escolar, aos novos grupos sociais, mudanças de nível de ensino, com atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Auxilia no desenvolvimento de habilidades para um bom desempenho acadêmico, diante do planejamento, organização, procedimento de estudos e na monitoração da própria aprendizagem e rotina de estudos.
Diante da necessidade de experienciar e relacionar teoria e prática, o Projeto de Visitação, oportuniza aos estudantes, momentos de aprendizagem através da curiosidade, aguçando o pensamento científico, investigativo e reflexivo à conquista de novos saberes.
As habilidades sociais e emocionais são requisitos fundamentais para o sucesso dos estudantes na escola, família e de modo geral em sua vida. Os encontros possibilitam desenvolver habilidades sociais e emocionais para comunidade educativa.
Momento de reflexão do(a) estudante vivenciado a partir do 5º ano do Ensino Fundamental sobre o autoconhecimento, autocontrole e autocuidado, diante das suas descobertas às novas experiências, desafios e convivência saudável.
Projeto com aplicação de testes vocacionais para identificar as principais áreas de interesse do estudante. Dispõe de palestras (painel das profissões) sobre profissões com representantes de diversas áreas de atuação e sobre assuntos ligados à formação e à atuação profissional como: preparar-se adequadamente para o vestibular, como fazer as provas com tranquilidade, processos seletivos ao Ensino Superior e preparação para momento de entrevista de emprego.
Momento de intervenção com a finalidade de minimizar ansiedades geradas pelos alunos e responsáveis quanto às mudanças no ambiente
educacional.